“Dia da Luta Antimanicomial – Liberdade é o maior cuidado”

Publicado em 15/05/2019 às 10:24

Maio é considerado o mês da Saúde Mental, já que no dia 18 é celebrado o Dia da Luta Antimanicomial. Para lembrar a data, a Secretaria de Saúde de Itapororoca-PB, através do CAPS preparou o evento aberto “Dia da Luta Antimanicomial – Liberdade é o maior cuidado”, que foi realizado ontem 14/05 as 8h30, no Auditório da Secretaria de Assistência Social.
Na programação do evento foi proferido palestras sobre o histórico da reforma psiquiátrica no país; a abordagem da psicologia analítica; o trabalho na enfermaria psiquiátrica; musicoterapia; atelier terapêutico; e intervenções psicossociais, apresentações de declamação de versos e canto do coral dos usuários do Centro de Atenção Psicossociais (CAPS).

A luta antimanicomial ficou conhecida por desaprovar a lógica de encarceramento em hospitais psiquiátricos (manicômios) e incentivar a saída dos pacientes isolados para tratamento em casa, mantendo os vínculos familiares. Em sociedade, o paciente com transtorno mental, quando estabilizado, leva uma vida normal dentro de suas possibilidades, o que resgata e melhora a autoestima da pessoa.

Prefeita: Elissandra Brito
Vice: Dr° Walisson Dionísio