O ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra a gripe

por Alexandre Santana Publicado em 12/05/2018 às 10:04

Prefeitura Municipal Faz!
Secretaria de Saúde Realiza!

O ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra a gripe aconteceu no ultimo sábado , 12 de maio, na cidade de Itapororoca-PB. O evento mobilizou todos PSFs da cidade e consequente todos os profissionais, que estiveram mobilizados para imunizar todos os grupos do público-alvo.

Desde o início da campanha, em 23 de abril, até o momento, uma boa parcela da população Itapororoquense foi imunizada. A expectativa é vacinar até o começo de junho 90% da população-alvo previamente definida.

“O ‘Dia D’ deste sábado foi uma oportunidade para que as pessoas que têm rotinas mais intensas durante a semana pudessem comparecer aos postos e garantir sua proteção contra a gripe. A vacinação é gratuita e está disponível para todos os grupos do público-alvo”, afirma a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde Maria.

O alerta especial é para que os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos, para que as mesmas sejam imunizadas.

Vacina

A vacina é a maneira mais eficaz de proteção contra o vírus. Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a dose de 2018 irá prevenir a população alvo contra o Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

“A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, explica Sato.

A produção do composto está sendo feita pelo Instituto Butantan. Só neste ano, já disponibilizou 60 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.

A Prefeita Elissandra Brito e seu Vice Dr° Walisson Dionísio, agradeceu o empenho de todas equipes da Secretaria de Saúde Municipal e do Secretário de Saúde Municipal Ronaldo Mascena pelo brilhante trabalho desenvolvido no dia "D" de Imunização contra a gripe.