PlanificaSUS

Publicado em 27/07/2019 às 15:17

A Prefeitura Municipal de Itapororoca, através da Secretaria Municipal de Saúde, fez a adesão ao PlanificaSUS, um projeto que visa fortalecer o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) e organizar a Rede de Atenção à Saúde (RAS). O projeto foi proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e tem parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS), por meio do ProadiSUS.
No último dia 08/07, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início à 2ª etapa de implantação do projeto na Paraíba, quando prefeitos e secretários municipais da 14ª Região de Saúde assinaram o Termo de Adesão ao PlanificaSUS.

De início, cada município terá uma unidade laboratorial de referência para executar as ações, ficando em nosso município a Unidade Básica de Saúde do Cruzeiro, que já deu início as atividades no último dia 25/07. A ideia é que essas unidades se multipliquem após a finalização do projeto. Profissionais da Atenção Primária em Saúde (Unidades Básicas de Saúde) e da Atenção Ambulatorial Especializada dos municípios formam o público-alvo da agenda. A linha de cuidado escolhida para ser contemplada no PlanificaSUS foi a Rede Materno-Infantil por conta de alguns indicadores que precisam melhorar.

Estamos confiantes, pois a proposta do PlanificaSUS, visa a qualificação do processo de trabalho fortalecendo as Redes de Atenção a Saúde (RAS), com experiências exitosas em todos os Estados/Municípios que fizeram a adesão.

Gestão: Pra Cuidar da Gente!

Prefeita: Elissandra Brito
Vice: Dr° Walison Dionísio