Praça da Paz no São João I ganha mudas de Pau-Brasil, árvore em extinção.

Publicado em 31/07/2019 às 15:23

A Prefeitura Municipal de Itapororoca-PB, através de sua Secretária de Meio Ambiente, realizou na manhã de hoje 31/07 a arborização da Praça da Paz através de mudas de Pau- Brasil. A Prefeita Constitucional Elissandra Brito, esteve de perto acompanhando os trabalhos e aos olhos de crianças realizou o plantio de uma das mudas, segundo Elissandra " é de extrema importância a proteção, o plantio de mudas para o equilíbrio do meio ambiente, escolhemos as mudas de Pau-Brasil, por ser uma planta que faz parte do nosso contexto histórico e por ser natural da nossa região, árvore essa que deu origem ao nome da nossa terra mãe ( nosso país) e que quase foi dizimada devido a cobiça e exploração dos seres humanos, por riqueza e poder. Depois de executado o plantio das mudas, as mesmas tornam-se parte imaterial do nosso município , protegida por lei federal, cuidemos tod@s para seu desenvolvimento". (Argumentou a Prefeita).

O pau-brasil, por sua vez, é uma árvore ameaçada de extinção e sua extração só é permitida após o plantio comercial, sendo crime ambiental a sua retirada de matas e florestas. Entre os usos principais estão o paisagismo, a arborização urbana, madeira, fabricação de instrumentos musicais e também a reconstituição de ecossistemas degradados.

Prefeita: Elissandra Brito
Vice: Dr° Walison Dionísio