Prefeitura de Itapororoca inicia processo de desativação do Lixão do Timbó

Publicado em 22/07/2020 às 08:17

Prefeitura de Itapororoca inicia processo de desativação do Lixão do Timbó
A Prefeitura de Itapororoca – PB por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura, Assistência Social, Educação, Saúde e da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou nesta segunda quinzena do mês de julho o processo de desativação do Lixão do Timbó.
Segundo o Secretário Executivo de Meio Ambiente, Wilker Melo, a desativação é de fundamental importância para a cidade de Itapororoca-PB, em especial á qualidade de vida dos populares da comunidade do Timbó e adjacências, que brevemente estarão vivenciando uma nova realidade com a desativação do lixão.
“Itapororoca sai na frente ao iniciar a desativação do lixão, estamos trabalhando em prol da sociedade, buscando sempre a resolução das demandas, depois de quase uma década e meia de atividades a desativação do lixão é uma realidade", enfatiza o Secretário.
O Secretário de Assistência Social, Marcos Mouraes, reforça ainda que o encerramento das atividades do lixão estabelecido pela Lei Federal 12.305/2010 também institui programas de coleta seletiva, educação ambiental e inclusão dos catadores de material reciclável no nosso município.
Para melhor administrar a coleta seletiva dos resíduos, a PMI, está organizando e capacitando os catadores do município, através da Associação dos Catadores de Itapororoca, que estará conduzindo a reciclagem e triagem do lixo. Os Associados assumirão os trabalhos na estação de triagem que será organizada no antigo lixão.
A PMI já iniciou os trabalhos para aplicação do PRAD- Plano de Recuperação de Área Degradada que atenderá toda área onde se localiza o lixão do Timbó, será mantida no local apenas atividades de triagem para transporte ao aterro sanitário de Guarabira (CONSIRES), a partir de agora o lixão passa a ser preparado para implementação do PRAD.
Prefeitura de Itapororoca